Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

CACHORRO URUBU

Por Everaldo A Soares


CACHORRO URUBU

"Baiby o que houve na "trança" vai
mudar nossa dança
sempre a mesma
batalha".......................( Raul Seixas: Cachorro Urubu )


Salve Raul, a palavra "trança" destacada na estrofe da musica, na
verdade quer dizer "frança." O cantor fazia um apelo camuflado ao pacato cidadão brasileiro, que
atentassem para os franceses que não aceitavam regimes totalitários no País, e em 1968 se rebelaram
contra o governo numa guerra revolucionaria na luta por liberdade e justiça.
Na época a ditadura militar no Brasil não permitia tal arbitrio.

"Baiby isso só vai
dar certo
se voce
ficar perto
eu sou um indio Sioux
eu sou um cachorro urubu
em guera com  ZEU.............................( Raul Seixas: Cachorro Urubu )

A civilização "Sioux" ou Dackota, mais conhecida por esse nome, foi uma raça de indios que viveram no nordeste da América do norte nos dias coloniais. AEles se dividiam em tres grandes tribos: Os tétons, yancktons e santees, tinham os Crow como inimigos e eram tribos guereiras.

Ao resistirem as investidas dos colonizadores ingleses, os Sioux colocaram um ponto final na história do seu povo. Hoje são poucos os conterraneos Sioux que vivem ao sul de Dackota nos EUA, outros estão espalhados noutras regiões.

Pegando o bonde da história "Sioux", Raul fazz um paralelo com a frase: "Eu sou um indio Sioux em guerra com ZEU."

Ele usara tal expressão subliminar para dar idéia de que tambem resistia as investidas da ditadura. Quando ele dizia   "Em guerra com ZEU" é bem provavel que ele se referia aos "EUA", pois se retirarmos a letra "Z" da palavra ZEU, a mensagem fica asssim: " Em guerra com EU " ( Estados Unidos ).

Segue abaixo a metáfora completa de Raulzito

Cachorro urubu ( Raul Seixas )

Baby, essa estrada
é comprida
Ela não tem saída
É hora de acordar
Pra ver o galo cantar
Pro mundo inteiro escutar

Baby a estória é a mesma
Aprendi na quaresma
Depois do carnaval
A carne é algo mortal
Com multa de avançar sinal
Todo jornal que eu leio
Me diz que a gente já era
Que já não é mais primavera
Oh baby, oh ba...by
A gente ainda nem começou

Baby o que houve na trançaVai mudar nossa dança
Sempre a mesma batalha
Por um cigarro de palha
Navio de cruzar deserto
Todo jornal que eu leio
Me diz que a gente já era
Que já não é mais primavera
Oh, baby, oh baby
A gente ainda nem começou

Baby isso só vai dar certo
Se você ficar perto
Eu sou índio Sioux
Eu sou cachorro urubu
Em guerra com ZEU
 
 
Postar um comentário